Quem produz quanto vinho?
- Details
- Categoria: desmistificando
Vira e mexe aparecem por aí rankings dos países produtores de vinho. Mas comparando todos eles, há sempre mais consensos que discordâncias. França e Itália, por exemplo, disputam acirradamente o primeiro lugar.
Mas afinal, quais países mais produzem vinho pelo mundo, e o quanto é produzido?
A OIV, Organização Internacional da Vinha e do Vinho, certamente é das melhores fontes para esse tipo de informação, provavelmente a melhor.
Segundo a OIV, depois do pico de produção de vinho de 2013, que contabilizou praticamente 29 bilhões de litros no total, os anos seguintes foram bastante parecidos, com quase 27 bilhões de litros produzidos em 2014 e 27,4 bilhões de litros estimados em 2015.
A pequena variação entre 2014 e 2015 significa 2% de crescimento, na produção de vinho de 2015, sobre o ano anterior.
E onde foi feito todo esse vinho, em ordem decrescente?
Chamam a atenção, especificamente, algumas situações.
Itália foi o maior produtor, mas Itália e França seguem disputando o tradicional primeiro lugar, invertendo as posições registradas em 2014.
A Europa, como um todo, viu sua produção crescer em 2015, salvo algumas exceções, como a Espanha, que vem em um natural declínio depois de uma excelente performance alcançada em 2013.
A previsão para a Argentina é de que 2015 tenha sido um ano de menor produção, comparado com os dois ótimos anos anteriores.
No Chile o cenário é o de um ano excelente, se comparado ao ano anterior, que havia sido prejudicado por fortes geadas.
Na Austrália, a produção de 2015 é praticamente igual a de 2014, apesar da queda na área dedicada ao cultivo das vinhas, vista nos últimos anos.
O fato é que, nesses 18 países, estão mais de 90% de toda a produção vinícola mundial.
Haja enófilo para tanto vinho! Haja motivo para tanto brinde! Mas a gente dá conta!
Seguir @tintosetantos Tweetar